Oficina Escola-Fábrica Solar com Comunidades da Reforma Agrária do Estado de São Paulo
Durante os dias 10 a 14 de junho de 2024 na Escola Popular Rosa de Luxemburgo, localizada na área rural do Município de Agudos – SP, 26 lideranças de 8 núcleos de base do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra de São Paulo, estiveram reunidos para uma capacitação de base na modelagem Fábrica Solar Social – Autogeração de Energia com Comunidades.
O objetivo da oficina foi realizar discussões sobre o cenário da energia no cenário das questões climáticas e da transição energética, e dominar processos de produção de painéis solares e conhecimentos aplicados em dimensionamento e instalação de sistemas de geração fotovoltaica.
A oficina foi realizada com o protagonismo da Escola Popular Rosa de Luxemburgo e contou com o apoio da organização alemã Fundação Rosa de Luxemburgo – Brasil/Paraguai, que também esteve presente.
Também estiveram acompanhando a oficina a Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e o Instituto Federal de Mato Grosso – Campus Cuiabá, com o Departamento de Engenharia Elétrica e Automação.